Zipando a Web

A internet compactada

[Diversão] Os 10 jogos clássicos do Atari | Zipando a Web

Internauta, seja muito bem-vindo ao Zipando a Web. Confira a seguir o mais recente artigo presente na seção Diversão. Acredito que possa encontrar possíveis dicas relevantes.

Já que essa onda retrô anda tão em alta, nada melhor também falar de Atari, e relembrar os grandes clássicos que deram um boom na indústria mundial dos games.

Fundada em 1972, a Atari alcançou o auge quando lançou seu console, em 1978. Logo caiu no gosto dos gamemaníacos da época, talvez a primeira geração de aficcionados. Aqui no Brasil, graças à Gradiente, o Atari foi o ícone dos anos 80, apesar do Supergame, da CCE, ter feito muito sucesso também.

Supergame, da CCE

Eu sou um fã saudosista do console. Não o tenho mais infelizmente, mas mato a saudade tanto no notebook, através de um programa chamado Stella, o mais famoso emulador (programa que reproduz em um computador ou gadgets um ambiente de outro sistema) de Atari, como no meu Android, através do Ataroid. Listo aqui, então, os 10 jogos clássicos do Atari, que mais marcaram minha infância. Lembrando que você pode procurar e baixar esses emuladores, mas baixar roms (equivalente aos cartuchos) é ilegal, desde que você possua o cartucho original, e use-as como backup. Se você não quiser se arriscar, poderá então jogar gratuitamente alguns títulos no próprio site da Atari.

10 – Donkey Kong



Quem não se lembra das escadinhas que a gente tinha que subir, dos barris (?) que a gente tinha que pular, e aquele sonzinho repetitivo? Pois é, mesmo assim esse game foi a diversão de muitos. Coloco ele na lista não tanto pela jogabilidade, e sim mais pelo personagem principal, o Mario, àquele mesmo, da Nintendo.

9 – Megamania



“Borboletas”, “Fuscas” e “hamburgueres espaciais”. Esses eram alguns apelidos dos objetos voadores que a nossa nave atirava. Lançado em 1982, esse game com certeza rendeu várias horas de diversão.

8 – Q*Bert



O personagem pode parecer um bicho estranho, sem braços e com um nariz grande que parece uma corneta, mas a diversão é garantida. Seu objetivo é pular muito, pra mudar as cores dos blocos, que vão ficando mais difíceis conforme vai-se evoluindo de fases.

7 – Missile Command



Lançado em 1980, esse foi um dos primeiros jogos do console a se tornarem populares entre o público. Fez sucesso também nos fliperamas. O objetivo do jogo é interceptar mísseis que caem do seu, para evitar que eles destruam a cidade.

6 – Pac Man



Clássico criado no início de 1980, Pac Man foi sucesso também no fliperama, e depois ganhou versões para o Atari e diversos outros consoles. Fez tanto sucesso que acabou virando até série animada na TV. O Google, em 2010, comemorou os 30 anos do game com uma página especial onde é possível jogar uma versão personalizada do site. Esse game com certeza não pode faltar em qualquer lista do gênero.

5 – Adventure



Pioneirismo; essa é a característica de Adventure, criado em 1979. Esse jogo foi o primeiro a fazer jus ao nome. O primeiro do console a ser realmente um jogo de aventura. Além disso, foi também o primeiro a permitir que o jogador pudesse usar itens para desenvolver sua estratégia.

4 – Beamrider



Esse é um dos melhores jogos de nave do Atari. Criado em 1983, o jogo tem como objetivo atirar em naves inimigas e corpos celestes. Tem um design futurista pra época.

3 – Enduro



Com certeza o melhor jogo de corrida do Atari. Criado em 1983, foi um dos últimos jogos do console a fazer sucesso. O objetivo é ultrapassar vários carros nas mais diversas condições, como pilotar na neve, sob neblina ou a noite.

2 – River Raid



Esse talvez seja o maior clássico do Atari. River Raid, criado em 1982, foi inovador no gênero de jogos de tiro. Pilotar um avião que atira em navios, helicópteros e outros aviões, controlar a velocidade e ainda reabastecê-lo foram itens que fizeram dele um grande sucesso.

1 – H.E.R.O.



Outro game inovador. Esse é, na minha opinião, o melhor game de Atari. Lançado em 1984, H.E.R.O.,abreviação de “Helicopter Emergency Rescue Operation, conta com um personagem que porta uma hélice nas costas, que salva mineiros perdidos nas profundezas da terra. Além de efeitos sonoros que dão suspense à aventura, é possível derrubar paredes, atirar e voar, claro.


Bem, esses são meus jogos clássicos do Atari, meu favoritos. Se você discorda ou sentiu falta de algum game, compartilhe aí nos comentários.

Artigo por: Caixa do Junior

Após a leitura de outro texto presente na coletânea Diversão, qual sua opinião sobre o texto? Assine já o nosso RSS e fique por dentro do que está acontecendo por aí.

7 Responses to “[Diversão] Os 10 jogos clássicos do Atari | Zipando a Web”

  • Carla says:

    como faço para entrar em contato com vocês?

  • Leandro says:

    foda demais ;)

  • Luisa says:

    Legal o que vc escreveu

  • Vinicius says:

    mais um blog pra coleção, continuem postando pessoal

  • Renath says:

    Muito bom!

  • Maria says:

    achei essa post meio confuso

  • João says:

    Parabéns pelo artigo!

  • Leave a Reply